Imunidade

Junho 20, 2019 - 68 vizualizações

Sua imunidade anda baixa?

         O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas e a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. É activo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais; essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

             Independente da resposta, você não quer dar uma chance para que nenhum mal afecta a sua saúde? Então aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos verdadeiros são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

Segundo nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, já garante uma defesa melhor. O consumo sugerido é de cinco porções por dia, três frutas e dois vegetais.

Então saiba como proteger-se

            A lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos. O alho e a Cebola, são excelentes para o sistema imunológico porque contêm substâncias que estimulam “enzimas” e inibem o crescimento bacteriano.

            O tomate é rico em licopeno, também é um forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

            A cenoura e  os brócolos, contêm vitamina A, e o conjunta dessa vitamina provoca uma redução no número de linfocitose, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

Frutas: Quanto as frutas, é importante mencionamos algumas como; a laranja, manga, morango pós são ricos em vitamina C, e aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência. As castanhas, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes também entram lista, esses contêm selénio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reacções químicas naturais do organismo.

Comida: A carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais, esses alimentos contêm zinco e selénio, a “deficiência” pode causar diversas doenças imunológicas. Ómega 3  (azeite e salmão), auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo. Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto, contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

O que beber: Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas húmidas. O sumo verde contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C), o sumo de frutas é nutritivos e cheios de vitaminas.

O Chá de gengibre, ele é fortalece o sistema de defesa do organismo e tem acção bactericida, excelente no processo digestivo. Chá verde, desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres. Chá de Anis. O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.

 

Continue a seguir o nosso site para aprender novas e melhores dicas. www.muzangala.com

Por Irina Ngueve

Comentários(0)

Log in to comment