Tito Martins concorre para segundo mandato


agosto 27, 2020

Tito Martins, presidente cessante da Federação Angolana de Xadrez (FAX), vai recandidatar-se à presidência de direcção do organismo reitor da modalidade, para o ciclo olímpico 2020/24, cuja eleição dos corpos gerentes realiza-se, no dia 26 de Setembro.

A decisão foi manifestada, hoje, ao Jornal de Angola, pelo próprio dirigente, após deliberação dos associados em assembleia-geral ordinária, realizada online no aplicativo Zoom, a partir de Luanda. “Sim, anunciamos a intenção de recandidatura. Estamos a aguardar pelo calendário eleitoral, para a divulgação do programa de acção”, disse Tito Martins. O candidato, que foi sucessor de Aguinaldo Jaime, concorre para o segundo mandato. “Conseguimos fazer a aproximação com as associações provinciais e reerguer o xadrez em algumas províncias do país, onde estava moribundo. Fortificámos a nossa posição a nível internacional, que era importante. Ganhámos parceiros fixos para apoiar a federação”, anunciou o dirigente.

Fernando Coelho presidiu os corpos sociais da direcção de 1999 a 2007, e Aguinaldo Jaime de 2007 a 2015. O antigo presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Rogério Silva, foi o primeiro a liderar a FAX, de 1980 a 1998. Além de Luanda, a FAX tem filiados nas províncias de Benguela, Cunene, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Lunda-Sul, Malanje, Moxico, Namibe e Uíge.

O Mestre FIDE, João Francisco, preside à Comissão Eleitoral composta por Augusto Fernandes (secretário) e Lucrécia da Piedade Francisco (escrutinadora).

No dia 17 de Setembro, inicia a campanha eleitoral, que termina a 24 do mesmo mês, precedida da divulgação da elegibilidade das listas. E de acordo com a Comissão Eleitoral, o sufrágio vai ser realizado em 10 círculos provinciais com remessas dos resultados para o circulo nacional, com sede na FAX.

Comentários(0)

Log in to comment