Recordar a nossa Historia


janeiro 22, 2021

FAAN APRESENTA DUAS OBRAS LITERÁRIAS NO BENGO

Caxito – As obras literárias “A festa dos porcos” e “Angola colonial fotografada pelos missionários Metodistas” foram lançadas, nesta quinta-feira, na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPBengo), pela Fundação António Agostinho Neto (FAAN), no âmbito das celebrações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

De autoria do escritor Dias Neto, vencedor do prémio Sagrada Esperança 2018, o romance “A festa dos porcos” aborda os acontecimentos que se produziram na região do Icolo e Bengo (Luanda), em 1961, após o ataque a cadeia da PIDE-DGS a 4 de Fevereiro de 1961.

A festa dos porcos apoia-se ainda em factos reais da luta de resistência dos angolanos contra o colonialismo português.

Já a obra “Angola colonial fotografada por missionários Metodistas”, da autoria do médico norte-americano Paul Blake, baseia-se em álbum de fotografias que retratam as igrejas protestantes em Angola, a chegada dos Metodistas e criação das suas missões, actividades sociais em Angola desde 1885.

Os dois livros editados em 2019, em Luanda, pelo Instituto Nacional das Industrias Culturais e Criativas e pela FAAN tem uma tiragem de mil  e cinco mil exemplares.

Dias Neto, pseudónimo literário de Francisco Agostinho Dias Neto, disse que a sua obra vai ajudar os estudantes na investigação da história de Angola e perceber melhor os acontecimentos do passado em várias aldeias da localidade do Icolo e Bengo.

O administrador da Fundação António Agostinho Neto, Amarildo da Conceição, disse que o patrono da FAAN sempre olhou para a academia como a fonte para a solução dos grandes problemas sociais, colocando a ciência ao serviço do povo, com acções que ajudem a melhorar o bem-estar comum.

Fonte: ANGOP

Comentários(0)

Log in to comment