Angola contra Senegal nas Olimpíadas de Xadrez


julho 31, 2020

A contar para a 44ª edição da Olimpíada de Xadrez, no sistema “online chess”, por conta da pandemia da covid-19, a Selecção Nacional de Xadrez defronta amanhã, às 14h00, o Senegal.

O presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Tito Martins, anunciou a participação do país no evento mundial, com sede na cidade de Khanty-Mansiysk, Rússia.

Ainda amanhã, para a segunda ronda, às 15h00, Angola enfrenta a equipa das Antilhas Holandesas e uma hora depois, joga com o Suriname para a terceira jornada.

Já no sábado, às 14h00, a Selecção Nacional terá pela frente a Libéria na quarta ronda e, às 15h00, os angolanos enfrentam os ghanenses para a quinta jornada. A fechar, a partir das 16h00, o adversário é Porto Rico, na sexta ronda.

Ainda no domingo, no período da tarde, o teste é com o Haiti, às 14h00, a seguir, Togo (15h00) e encerra a primeira fase da Olimpíada diante da Palestina (16h00).

Antes do evento, os xadrezistas disputam um jogo experimental com a intenção de serem avaliadas as condições técnicas. E alguns atletas nacionais vão disputar os jogos na sede da FAX, no bairro Maculusso, e outros nas instalações do Comité Olímpico Angolano (COA), na Cidadela.

Renelsa António, da Escola Rene Castilo do Cunene, vai jogar as partidas na cidade de Ondjiva, onde reside, devido à cerca sanitária em Luanda.

Integram a Selecção Na-cional, João Júlio (capitão de equipa), Sérgio Miguel (Mestre FIDE), David Silva (Mestre Internacional - MI), Esperança Caxita (MI), Ednásia Júnior (Mestre FIDE), Lutuima Amaro (candidata a MF) e Jemima Paulo (MF).

A equipa suplente é constituída pela capitã Irineia Gabriel (Mestre Nacional), Manuel Alberto (MF), Vanderson Dias, Delfina João (candidata a MF), Luzia Pires (MF), Domingos Júnior (FM) e Renelsa António.

Lembrar que Angola estreou-se na Olimpíada em 1980, em Malta, com uma equipa liderada por Mário Silas, já falecido. O Mestre Nacional Agostinho Adão e o médico Rogério Ferreira integraram o grupo.

Comentários(0)

Log in to comment