Titica

254 vizualizações
Género Kuduro, Zouk e Semba
Site oficial banzelosnation.com
Facebook TiticacantoraOficial
Twitter Titica_artista

Teca Miguel Garcia, de nome artístico. Titica, é uma cantora transexual angolana que se tornou um ícone no país. Titica começou a sua carreira em 2004 como bailarina do estilo musica Kuduro. Após este período, que durou 7 anos, em 2011, Titica lança o hit “Afrikimoto” com a artista angolana Tuga Agressiva.

No mesmo ano Titica lança o seu primeiro álbum a solo “Chão”. Deste fazem parte os Hit´s “Chão Chão” e “Olha o boneco”. Foi com este álbum que Titica recebeu o prémio de “Melhor Kuduro do Ano” no prémio Top Rádio Luanda 2011 e passou a pisar palcos nacionais e internacionais como cantora do mesmo estilo musical.

Em 2013 Titica foi convidada especial do Viradão Carioca, no Rio de Janeiro onde partilhou o palco com artistas como Erasmo Carlos e Sorriso Maroto, o que permitiu uma passagem breve pelo programa da Globo “Mais Você” e matéria para vários órgãos como Extra, Globo entre outros Ao regressar para Angola foi surpreendida pela ONUSIDA com o convite para ser a embaixadora da ONUSIDA Angola ao lado do seu colega C4 Pedro com quem já havia trabalhado antes em uma colaboração musical.

No mesmo ano a artista recebeu na Africa do Sul a distinção da Transsexual mais respeitada de África”.

O seu segundo álbum, “De Última À Primeira”, chegou ao mercado em 2014 e neste a artista apresentou uma versão mais madura e versátil.

Titica passou a cantar Kizomba e contou com a participação musical de Paulo Flores e Ary. Com o tema “Macongo” Titica recebeu mais um prémio no Top Rádio Luanda como sendo o Melhor Semba do Ano de 2014.

Muito recentemente e em uma pesquisa feita pelo jornal Africano Okay Africa foi considera uma das 100 Mulheres mais influentes de Africa ao lado de artistas como Angélique kidjo, Oumou Sangare e outras.

Titica fez sucesso no Brasil tornando-se a primeira atriz trans Angolana ao participar na serie “Mister Brau”.

Titica lançou o seu terceiro álbum “P´ra quê julgar” nas plataformas digitais e iniciou a sua tour “P´ra quê julgar” no Brasil, onde já fez mais de sete shows por várias cidades do país e aparições de destaque nacional.

 

 

Comentários(0)

Log in to comment