Anselmo Ralph

741 vizualizações
Género R&B
Site oficial anselmoralph.com
Facebook AnselmoRalph
Twitter anselmoralph

Anselmo Ralph é o nome artístico de Anselmo Cordeiro da Mata, nascido em Luanda, é hoje sem duvidas, uma das grandes referências da música angolana na actualidade

Frequentou o Ensino Básico e Médio em Luanda, e embarcou para Nova Iorque, para terminar os estudos, tendo graduado em Contabilidade pela Borough of Manhattan Community College.

Nos anos 90, Anselmo mudou-se para Madrid (Espanha) onde viveu e tornou-se um grande admirador do cantor dominicano Juan Luís Guerra, o que teve uma grande influência na sua carreira futura como músico.

Em 1995, fez parte do grupo NGB (New Generation Band) com quem gravou o seu primeiro disco.

Em Janeiro de 2006, lançou o seu primeiro álbum intitulado "Histórias de Amor" produzido pela Produtora Bom Som, propriedade do próprio artista e do seu agente Camilo Travassos e foi nomeado pela cadeia televisiva sul africana "Channel O", como o “Melhor Cantor de R&B”, e também para os "MTV Europe Music Awards 2006" na categoria de “Melhor Artista Africano”.

Em 2007 lançou o seu segundo álbum “As Últimas Histórias de Amor“. Com este álbum, recebeu o prémio de “Melhor Voz Masculina” e o prémio do “Top Rádio Luanda” como o músico mais votado desse ano.

Em 2009 lançou o seu terceiro álbum “O Cupido” (Duplo CD e DVD), que vendeu 40 mil cópias ao fim de apenas quatro meses.

Em 2011, lançou um Maxi Single do próximo álbum “A Dor Do Cupido” que em apenas em dois dias vendeu 42 mil cópias. O artista bateu mais um recorde na sua carreira conseguindo mais de 1 milhão de visulaizações no youtube da música "Não Me Toca", conseguindo ainda que, pela primeira vez, a Coca-Cola associa-se o seu nome a um artista.

Em 2013, o artista lançou a álbum "A Dor Do Cupido". No mesmo ano, colaborou com Paulo Gonzo no tema Ela É, incluído no álbum Duetos.

Anselmo Ralph foi o grande vencedor da primeira edição do concurso Angola Music Awards (AMA) 2013 no prémio de Melhor Música do Ano com o tema “Curtição”. O artista, que não se fez presente no evento em virtude de uma digressão pela Europa, levou para casa mais cinco distinções, perfazendo um total de seis, nomeadamente “Melhor R&B” com o tema “Tá Difícil”, “Melhor DVD Musical” com o “Best Of Anselmo Ralph”, “Melhor Voz Masculina” com a música “Curtição”, “Melhor Banda/Artista ao Vivo”, e ainda o “Prémio Sapo/AMA“ que distingue o artista mais popular na internet, uma votação levada a cabo no Sapo Angola. Em representação do artista, Nino Republicano, da LS, recebeu as estatuetas e não escondeu a sua satisfação pelos títulos conquistados pelo cantor.

Em Fevereiro de 2014, actuou na festa de aniversário de Cristiano Ronaldo, em Madrid e nomeado para os MTV Africa Music Awards 2014, tendo conquistado o galardão para "melhor artista lusófono". No mesmo ano conquista o primeiro disco de platina conquistado por um angolano em Portugal.

Em 2015, o cantor angolano foi convidado pelo Príncipe Albert II do Mónaco para cantar no “Le Bal de la Riviera”. O jantar de solidariedade organizado pelo Príncipe Charles-Philippe d’Orléans em 2015 contou com a presença de Sua Alteza Real, o Príncipe Albert II do Mónaco, que convidou o cantor e compositor angolano para cantar para os mais de 420 convidados internacionais no Casino Estoril em Lisboa, Portugal.

Em 2016 lançou o seu último trabalho discográfico até a data "Amor é Cego"

 

Discografia

  • 2006: Histórias de Amor
  • 2007: As Últimas Historias de Amor
  • 2009: O Cupido
  • 2013: A Dor Do Cupido
  • 2016: Amor é Cego

Comentários(0)

Log in to comment